Empresas e Pessoas

Projeto inovador no agro-alimentar

 

O projeto VIIAFOOD foi recentemente aprovado, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), para impulsionar a transformação do setor alimentar português e aumentar a competitividade das empresas nacionais.

Trata-se de um consórcio, composto por cerca de 50 entidades, entre empresas, laboratórios e associações do setor, é liderado pela Modelo Continente e tem coordenação da PortugalFoods. Ao todo, estão envolvidas 29 empresas de diferentes áreas de atividade do setor alimentar e 20 entidades do Sistema Científico Nacional, associações do setor e laboratórios colaborativos com competências nas áreas de I&D aplicadas à área alimentar.

O projeto representa um investimento global de cerca de 110 milhões de euros, sendo cerca de 50% financiado no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do PRR e os restantes 50% pelas empresas envolvidas.

Através da investigação e desenvolvimento de novos produtos e da melhoria de processos produtivos por via de novas tecnologias, os desenvolvimentos obtidos contribuirão para a promoção de uma alimentação mais saudável e sustentável, em linha com tendências de nutrição e sustentabilidade globais, bem como para a capacitação deste setor da economia portuguesa, aumentando a sua competitividade internacional.

(Fonte: Várias | nov. 2022)

Grelhaço presente na Expoalimenta

 

A Grelhaço, empresa da fileira dos ‘Equipamentos, Serviços e Ingredientes da Indústria Alimentar’, esteve presente na Expocarne | Expoalimenta 2022, que decorreu na Exponor, em Matosinhos, de 27 a 29 de outubro.

A Grelhaço apresentou no seu stand os seus novos equipamentos e teve como parceiros no evento as Carnes Meireles e a Repsol.

Este certame contou com a participação de cerca de 300 empresas e 500 marcas, e foi visitado por mais de 16 mil pessoas.

(Fonte: Grelhaço e Exposalão | out.2022)

Empresas do cluster participam na Food & Hotel Asia

 

As empresas FERNETO, SA – Equipamento para indústria alimentar e panificação e RST, SA (Fiamma) –  Máquinas de café, que integram a Fileira dos Equipamentos, Serviços e Ingredientes da Indústria Alimentar, estiveram presentes na Food & Hotel Asia – HORECA, que se realizou em Singapura entre os dias 25 e 28 de outubro.

Trata-se de um certame bienal de referência para toda a região asiática e um dos mais importantes a nível mundial para a fileira de equipamentos, processamento e tecnologias para a indústria hoteleira e de restauração. Atrai mais de 80 mil visitantes profissionais ligados à fileira da alimentação, das bebidas e do equipamento hoteleiro, sendo que mais de metade são compradores internacionais, na sua maioria oriundos dos países do sudeste asiático. 

(Fonte: Ferneto + RST | out. 2022)

 

Em 2021, destacaram-se 16 empresas da Fileira dos Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar ao obterem o estatuto de PME Líder, sendo 15 do setor dos Equipamentos (Máquinas e Reservatórios) e uma do setor dos Serviços para a Indústria Alimentar.

O Estatuto PME Líder é um selo de reputação de empresas, criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores. É atribuído a empresas, em parceria com o Turismo de Portugal e um conjunto de bancos parceiros, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

O Estatuto PME Líder tem associado um conjunto de benefícios, como o acesso em melhores condições a produtos financeiros e a uma rede de serviços, a facilitação na relação com a banca e um certificado de qualidade para as empresas na sua relação com o mercado.

Mais informações sobre o Estatuto PME Líder AQUI

(Fonte: IAPMEI | Maio 2022)

Museu Vivo de Pinhais

No coração de Matosinhos, as Conservas Pinhais são, desde 1920, um marco incontornável da indústria conserveira portuguesa e uma referência mundial do setor. A visita ao Museu Vivo Pinhais, que tem uma duração de aproximadamente 90 minutos, inclui o belíssimo hall de entrada fábrica (e a sua surpreendente escada), a circulação pelas diferentes áreas de produção com observação do método de trabalho tradicional e artesanal, incluindo a secção em que cada lata é, ainda, embrulhada à mão, tal como se um presente se tratasse. A visita termina com um momento de degustação numa das mais imponentes salas da fábrica, o Can-Tin Café, e com a visita à loja com quase 100 metros quadrados.

Esta é uma interessante iniciativa que visa aproximar a indústria da comunidade e constitui um aliciante polo de interesse turístico.

Informações sobre marcação de visitas e outras podem ser obtidas AQUI

(Fev. 2022)

Inaceixox participou na ELMIA Subcontractor 2021

A Inaceinox – Indústria de Equipamentos Inoxidáveis, S.A., empresa de Vale de Cambra que se dedica ao desenvolvimento e fabrico de equipamentos em aço inoxidável e alumínio para as indústrias alimentar, bebidas, química, vinícola, farmacêutica, plásticos, biotecnologia, cosmética esteve presente na edição de 2021 da ELMIA Subcontractor, que decorreu de 09 a 12 de novembro na cidade sueca de Jönköping.

O mercado sueco tem vindo a aumentar as importações de produtos da indústria metalomecânica portuguesa pelo que esta participação contribui para reforçar a presença neste mercado.

Mais informação AQUI

(Jan. 2022)

JMF garante 38% de autonomia energética

A empresa vitivinícola José Maria da Fonseca decidiu apostar na instalação de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo, na Quinta da Bassaqueira, em Vila Nogueira de Azeitão, que irá permitir uma poupança energética de 38%.

 Os cerca de 1.134 módulos instalados vão ocupar um terreno com uma área total de 8.500 m², que atingirão uma potência instalada de 521,64 megawatt-pico (MWp), acabando por gerar, em média, uma produção energética anual de 809,41MWh.

Este sistema irá evitar a emissão de 250 toneladas de CO2 por ano, que equivalem a 55 hectares de floresta ou à retirada de 139 carros da estrada por ano.

A José Maria da Fonseca vai poder produzir e consumir energia verde nas suas instalações, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade, a poupança de energia e a aposta estratégica de produção de energia própria.

(Fonte: José Maria da Fonseca | Jan. 2022)

Mais informação AQUI

VIEIRINOX revalida certificações

A empresa Henrique Vieira & Filhos, S.A., que comercializa os seus produtos sob a marca VIEIRINOX, revalidou, no corrente ano, a sua Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (norma NP EN ISO 9001:2015) e Sistema de Gestão Ambiental (norma NP EN ISO 14001:2015). Como empresa certificada, a Henrique Vieira & Filhos procura, assim, garantir a satisfação máxima dos seus clientes e parceiros.
Segundo a empresa, “é motivo de enorme satisfação ter a possibilidade de renovar este compromisso ano após ano, tendo por base uma aposta na melhoria contínua da eficácia e adequação de processos e produtos”.

A Henrique Vieira & Filhos, com instalações fabris na Zona Industrial de Taboeira, Aveiro, considera-se uma empresa de referência na produção de soluções para a indústria, em especial para o setor agroalimentar. Dedica-se à produção e comercialização de depósitos em aço inox, destilarias em cobre ou inox e máquinas para todo o tipo de indústria, em especial para as indústrias vitivinícola e oleícola.

Vieirinox

(Jan. 2022 | Fonte: Vieirinox noticias)

Participe

Contate-nos

Telefone AECOA

256 668 823/4

chamadas para a rede fixa nacional

Telefone AEA

234 639 270

chamadas para a rede fixa nacional

Consulte o projeto