Exportação

Preço do frete marítimo cai

O preço do frete marítimo tem vindo a cair desde o verão, mas não deve voltar aos valores pré-pandemia. Com o consumo a arrefecer e os armadores a reajustarem a oferta, o valor dos contentores para o transporte marítimo de mercadorias está a cair a pique. Há empresas a pagar 75% menos do que em julho do corrente ano. São boas notícias para as empresas exportadora portuguesas que importam e exportam mercadorias, sobretudo com origem e destino na Ásia e na América do Norte.
Os preços dos contentores para o transporte marítimo – que foram uma das primeiras “vítimas” económicas da pandemia de Covid-19 — cujos valores chegaram a disparar 1.000% no início da pandemia, escalando dos 2 mil para 20 mil dólares em alguns casos, estão agora em queda livre desde o verão devido ao arrefecimento do consumo e ao reajustamento da oferta por parte dos armadores, de acordo com especialistas da área da logística internacional.

(Fonte: Várias | nov. 2022)

Oportunidade de Negócio

Através da EEN – Enterprise Europe Network foi uma divulgada a seguinte oportunidade de negócio:

Empresa romena está interessada em encontrar parceiros comerciais – fornecedores e produtores de matéria-prima e equipamentos, para o fabrico de gelados artesanais, para estabelecer um acordo de cooperação, um contrato de fornecimento e fabrico.

Mais informação AQUI

(Fonte: EEN | nov.2022)

Governo quer mais presença portuguesa na América Latina

O ex-secretário de Estado da Economia Governo, João Neves, chamou a atenção para reduzida presença portuguesa num mercado com grande margem para crescer.
O mercado ibero-americano, sem contar com Espanha, representou, no ano passado, apenas 2,4% de todas as exportações portuguesas, atingindo 1,5 mil milhões de euros. Em conjunto, o que Portugal vende para esses 19 países que falam português ou espanhol no continente americano é onze vezes menos do que o valor exportado para Espanha, o principal parceiro comercial português.
Dos 1,5 mil milhões exportados em 2021, 46% dizem respeito ao Brasil, que é “um grande ‘player’ no contexto da Ibero-América”, mas o governante destaca ainda a presença que várias empresas portuguesas têm em diferentes países da América Latina: “Por exemplo, atividades muito significativas na distribuição alimentar na Colômbia; uma presença de empresas de construção muito relevante também na Ibero-América, porque é um mercado em expansão do ponto de vista deste tipo de infraestruturas; algumas atividades de natureza tecnológica associadas à fabricação de componentes para automóveis no México; e uma presença importante nalgumas áreas do Brasil”.

(Fonte: Várias | nov. 2022)

Exportações crescem no 1º semestre de 2022

O Instituto Nacional de Estatística publicou os dados relativos às exportações no primeiro semestre de 2022. Estes dados mostram que as exportações do setor agroalimentar, naquele período, apresentam um crescimento sustentado, reforçando a tendência que já se verificava em 2021.

Assim, de janeiro a junho de 2022, as exportações deste setor atingiram cerca de 2 100 milhões de euros que corresponde a um crescimento de quase 15% face ao período homólogo do ano anterior.

As vendas para mercados extra-UE continuaram a representar quase um terço do total.

As empresas deste setor são as clientes naturais dos Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar pelo que, a manter-se esta tendência, continuam a existir boas perspetivas para as empresas da fileira.

(Fonte: INE | Agosto 2022)

Rede de Câmaras de Comércio Portuguesas

As Câmaras de Comércio Portuguesas são entidades que se dedicam ao apoio à internacionalização das empresas portuguesas 

e à captação de investimento direto estrangeiro para Portugal, promovendo o nosso país e a qualidade das suas empresas de forma alargada e tem tido resultados cada vez mais satisfatórios.

São 62, as Câmaras espalhadas pelo mundo integrando a Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas que foi constituída em 2016.

Em cada país onde estão presentes, as Câmaras de Comércio portuguesas são fontes de contactos e de apoio que se podem revelar de grande utilidade no desenvolvimento de negócios nesses mercados.

Consulte AQUI informações detalhadas sobre as Câmara de Comércio Portuguesas nos diversos países. 

(Fonte: Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa | Agosto 2022)

AICEP apresenta tendências em gestão e marketing internacional

De modo a assegurar a sua competitividade nos mercados internacionais, as empresas precisam de manter o foco nas suas exigências atuais. Mas, também, devem estar atentas às tendências de alterações com vista a adaptarem-se a novos contextos de médio e longo prazo.

AICEP analisa Tendências em áreas fundamentais da Gestão e do Marketing com vista a dotar as empresas conhecimento e ferramentas de análise sobre mudanças emergentes nos mercados internacionais.

Através de textos de fácil leitura, dá-se a conhecer novas tendências de mercado, exemplos das suas aplicações e as principais implicações que têm a nível empresarial. São analisadas tendências transversais a todas as empresas bem como tendências setoriais das principais fileiras de atividade portuguesas nomeadamente Agroalimentar e Bebidas e Metalomecânica.

Mais informação AQUI

(Fonte: AICEP | Jul. 2022)

Boa performance das exportações do setor agroalimentar

Segundo a informação disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística, as exportações do setor agroalimentar, no primeiro quadrimestre de 2022, mostram um crescimento sustentado, reforçando a tendência que já se vinha a verificar em 2021.

Assim, de janeiro a abril de 2022, as exportações deste setor atingiram cerca de 1 350 milhões de euros que corresponde a um crescimento de 12,5% face ao período homólogo do ano anterior.

As vendas para mercados extra-UE representaram quase um pouco mais de um terço do total.

As empresas deste setor são as clientes naturais dos Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar pelo que, a manter-se esta tendência, continuam a existir boas perspetivas para as empresas da fileira.

(Fonte: INE | Foto: Confagri | jun.2022)

Exportações do setor agroalimentar continuam a crescer em 2022

Dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística mostram um de crescimento das exportações do setor agroalimentar nos dois primeiros meses de 2022, confirmando a tendência que já se vinha verificando em 2021.

Assim, em janeiro e fevereiro, as exportações deste setor atingiram o montante de 638 milhões de euros que corresponde a um crescimento de 14% face ao período homólogo do ano anterior.

As vendas para mercados extra-UE representaram quase 35% do total, ganhando, assim, mais peso no conjunto das exportações do setor.

As empresas deste setor são as clientes naturais dos Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar pelo que, a manter-se esta tendência, continuam a existir boas perspetivas para as empresas da fileira. Contudo, estes valores não estão ainda afetados pela guerra na Ucrânia que pode gerar muita incerteza nos mercados, com impacto nas exportações portuguesas.

(Fonte: INE | Abr.2022)

Diretrizes sobre restrições à exportação para a Rússia e Bielorrússia

A Comissão Europeia publica as diretrizes sobre as restrições às exportações para a Rússia e Bielorrúsia.

A Comissão Europeia publica um conjunto de Frequently Asked Questions (FAQ) sobre restrições à exportação relacionadas com bens e produtos de tecnologia avançada. Esta orientação apoia os exportadores e as autoridades nacionais competentes na implementação das restrições à exportação impostas pela União Europeia.

As empresas e entidades portuguesas interessadas nesta temática poderão obter mais informações no site da Comissão Europeia e AQUI.

(Fonte: União Europeia | Março 2022)

Exportações do setor agroalimentar crescem em 2021

Dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística mostram uma tendência de crescimento das exportações no setor agroalimentar.

O ano de 2021 fechou com as exportações do complexo agroalimentar a aumentarem 11,4% face a 2020 (de 6 920 para 7 709 milhões de euros). Regista-se um crescimento em todas as atividades, mas particularmente nas Indústrias de Produtos Alimentares, Bebidas e Tabaco, cujo crescimento de 12,9%, relativamente ao ano anterior, se situa acima da média de todo o setor agroalimentar. Dado que as empresas deste setor são as clientes naturais dos Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar, a manter-se esta tendência, abrem-se boas perspetivas para as empresas da fileira.

(Fonte: Instituto Nacional de Estatística | Fev. 2022)

Crescem as Exportações das Indústrias Alimentares

No acumulado de janeiro a novembro de 2021, as exportações de produtos das Indústrias Alimentares e das Bebidas cresceram 9,9%, face ao mesmo período de 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), tendo atingido um montante ligeiramente superior a 3 600 milhões de euros. Este valor representa 6,2% do total das exportações do País, no período.

Os resultados obtidos revelam-se mais interessantes quando comparados com a fase pré-pandemia. Assim, as exportações destes produtos tiveram um crescimento de 16,9%, relativamente ao mesmo período de 2019.

Foi, ainda, notável o comportamento das transações para os mercados extra-União Europeia, que cresceram mais de 38%. Como consequência, em termos de distribuição por países de destino, as exportações para países não-UE representam, agora, 32,7% do total das exportações, consolidando-se uma tendência positiva de diversificação de mercados.

(Fonte: Instituo Nacional de Estatística | Jan. 2022)

Exportações de produtos alimentares e bebidas crescem 8,4%

Entre janeiro e julho do corrente ano, as exportações de produtos alimentares e bebidas atingiram o montante de 2 187,3 milhões de euros. Este valor corresponde a 5,9% do total das exportações do País naquele período. Comparando com o período homólogo de 2020, verifica-se um crescimento de 8,4%. Relembra-se que em 2020 o crescimento global face a 2019 já tinha sido de 6,5%.
Assim, o desempenho e as perspetivas do setor na área internacional continuam positivas.
(Fonte: Instituo Nacional de Estatística | 2021)

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